Kátia Abreu e novidades para a Borracha!

...................................................................................

  • 25/08/2015 09h20
  • São Paulo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez hoje (27) um balanço sobre as recentes ações da pasta e apresentou as prioridades para o setor nos próximos meses. Segundo a ministra Kátia Abreu, os principais avanços estão relacionados às ações de desburocratização de processos – alguns deles por meio do Programa Mapa sem Papel –, à redução de despesas e a questões sanitárias e  busca de novos mercados.

 A ministra informou que, nos próximos dias, a presidenta Dilma Rousseff anunciará medidas de ampliação e fortalecimento da classe rural para tornar suas atividades sustentáveis. “Provavelmente isso virá por meio de decreto presidencial. Portanto, os detalhes deverão ser apresentados em breve pela presidenta.”

“Resumidamente falando, nossas prioridades atuais são pautar e estabelecer processos de gestão eficiente e transparente de automação, implementar uma Lei Plurianual Agrícola e fortalecer a pesquisa no Brasil, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa], de forma a avançar mais no sentido de promover uma aliança nacional para inovação tecnológica agropecuária”, disse Kátia Abreu.

Sobre este aspecto tivemos a noticia de que foi lançado um Sistema Eletrônico para realizar os cadastros para participação nos Leilões. Assim, para os próximos leilões todo o cadastramento será feito por meio do SICAN – Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA,

Conforme informado pela CONAB se trata de um cadastro pessoal, e tem como público-alvo todos os agentes, pessoas físicas ou jurídicas, que tenham interesse em participar das operações finalísticas da Conab. E, dando continuidade ao processo de implantação deste novo sistema, realizaremos alguns testes de utilização dos dados no próximo LEILÃO DE PRÊMIO EQUALIZADOR PAGO AO PRODUTOR.

Para tanto, foi solicitado a todos os produtores rurais que participarão do leilão, de

forma individual ou por meio de suas cooperativas, e as cooperativas de produtores rurais, que efetuem seus cadastros no SICAN, até a data de realização do leilão, utilizando o site da Conab.

Informações adicionais, contatar com Dirab/Suope (Tel..: (61) 3312.6398 Fax..: (61) 3321-4358/3225-5447 E-mail: suope@conab.gov.br)

Esperamos que tudo isso sirva para agilizar os pagamentos também, que referentes aos leilões de 2015, em sua maioria, ainda não foram realizados.

 


Edição: Diogo Esperante


_________________________________________________________________________

Diogo Esperante
Gerente de Projetos pós-graduado pela FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) atua no setor da Borracha Natural a 8 anos e atualmente integra como Analista de Mercado a Equipe de Gestão do Grupo Hevea Forte (heveaforte.com.br). Além de consultor, gerencia a propriedade familiar Fazenda Morada da Prata no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Membro da Câmara Setorial da Borracha Natural Paulista, Diretor de Divulgação da APABOR, Diogo preside o Conselho Deliberativo da mesma instituição e escreve quinzenalmente neste espaço.